E foi assim o Vive Mujães 2015…

O Vive Mujães 2015, iniciativa da Junta de Freguesia de Mujães e da Câmara Municipal de Viana do Castelo, decorreu durante 3 dias, nos passados dias 6 e 7 de novembro, em Mujães, no Edifício Coral Polifónico das Neves, tendo terminado no dia 13 de Novembro com uma caminhada noturna ao Monte da Padela e pretendeu divulgar aquilo que de bom se faz e temos nesta Freguesia, desde a cultura, o espírito solidário, desportivo e lúdico da nossa população.

Esta iniciativa tornou-se realidade, devido ao enorme empenho e querer do Executivo desta Freguesia, aliado à incansável vontade de participação e colaboração das nossas Associações, Escolas, Artesãos, Artistas,…e claro da população que respondeu de forma “Viva” a este evento.

O balanço do Vive Mujães 2015 é extremamente positivo, tendo sido muito gratificante ver a alegria de todos os participantes, dando-nos força para que se realizem mais iniciativas semelhantes, estando já, na nossa mente, a consequentemente preparação do Vive Mujães 2016.

Eis uma breve descrição daquilo que se passou no Vive Mujães 2015:

  • No primeiro dia, noite solidária, em que a população contribuiu de forma generosa com um bem alimentar a reverter a favor de famílias carenciadas, O Vive Mujães 2015 abriu com a Feira do Artesanato, recebendo5 expositores, que evidenciavam a vivência e a Cultura da nossa terra. De salientar que este número de expositores esteve condicionado ao espaço existente para a sua realização.

Após a abertura do evento, com a referida Feira, seguiu-se a atuação da conceituada escola Flash-Li-Dance, que mais uma vez, abriu as portas e mostrou aquilo que tão bem sabe fazer, promover a dança junto das nossas crianças e jovens, ajudando-os a crescer como pessoas úteis para a sociedade…mais tarde, e pela primeira vez em Mujães, tivemos a atuação a pequena grande artista Lara Escoval que pôs em palco toda a sua qualidade e demonstrou o porquê do seu excelente percurso no “The Voice Portugal Kids”…por último, encerramos a noite com uma animada aula de demonstração da Escola Pé de Dança que mostrou que não há idade para aprender a dançar…

  • No dia seguinte, e apesar de ser o dia mundial da preguiça, mais uma vez a população correspondeu, levantando-se cedo e aparecendo para mais uma atividade, organizada pelo “Padela Natural”, que deixou saudades junto dos participantes, o “Peddy Paper”. Nesta atividade participaram seis entusiasmadas equipas, que percorreram as ruas da freguesia com vontade de aprender mais sobre a história de Mujães, que para além de evidenciarem bons conhecimentos históricos e culturais demonstraram estar bem preparados fisicamente! Uma manhã bem passada…

Da parte da tarde, prosseguiram as atividades…abertura da feira de artesanato pelas 14 horas.

Mais tarde, por volta das 14.30 horas, chegou a altura da população por em prática as suas habilidades e demonstrar a sua criatividade, participando nos Wokshops – Bijutaria para Adultos e Prendas Criativas para Crianças, muito bem organizados pela Associação Cultural de Mujães, donde saíram trabalhos de grande beleza…

Foi uma tarde das grandes e cheia de atividades…e chegou a hora dos jogos tradicionais, que a nós, nos fizeram recordar os nossos tempos de crianças e a elas possibilitaram um convívio saudável, fazendo esquecer, pelo menos por uma tarde, os jogos digitais que tanto contribuem para o individualismo e isolamento, fazendo com que não se viva em sociedade. E com os jogos tradicionais, organizados brilhantemente pelos Escuteiros de Mujães, concluímos a já longa mas saudosa tarde de atividades…

A noite chegou e o evento continuou!

Teve início com um delicioso Jantar de S. Martinho, cuja ementa foi Rojões com Castanhas acompanhados com Migas, confecionado pela equipa liderada pela formadora Cristina Machado, que após escutarmos o povo (júri), passou com distinção, ficando desde já aprovada para eventos futuros! De salientar que, para além dos Rojões, faziam também parte da ementa a deliciosa broa caseira da Sra. Maria e o tradicional arroz doce e castanhas, acompanhados de vinho maduro e verde da região. Foi um momento único a fazer lembrar um jantar num casino, pois saboreamos o jantar escutando a afinada atuação do excelente Grupo de Cavaquinhos da A.C. de Mujães seguido do divertido Grupo Musical Renascer Padela que animaram o jantar. Após o jantar, nada melhor do que um pezinho de dança para desgastar as calorias ingeridas, ficando este momento, uma vez mais, a cargo da Escola Pé de Dança, que de uma forma divertida conseguiu uma excelente empatia com o público levando-o a participar com entusiasmo e alegria nesse momento. Feita uma rápida análise, é caso para dizer que há aqui bailarinos com futuro! Nunca é tarde para começar!

Foram dois dias repletos de atividades e com uma participação que superou as nossas expectativas, o que muito nos deixou satisfeitos.

Era hora de ir…e foi o que aconteceu! Mas, o evento ainda não tinha terminado! A história viria a repetir-se uma semana mais tarde, na Caminhada Noturna ao Monte da Padela, onde mais uma vez, o povo respondeu de uma forma muito positiva, participando. Saímos do adro da Igreja, como combinado, por volta das 21.30 horas, rumo ao referido Monte, onde ao longo do percurso fomos encontrando algumas dificuldades extra, não se tratasse de uma sexta-feira 13, que de uma forma valente foram ultrapassadas e lá se conseguiu chegar ao destino. Como recompensa da valentia deste povo que ultrapassou “dificuldades do outro mundo”, esperava-nos, lá em cima, um lanche, agora deste mundo, que serviu para confraternizarmos e repor energias para a viagem de regresso. Já o regresso decorreu com normalidade, agora com ausência de “coisas estranhas” pois, até estas, se terão apercebido da valentia deste povo!

Como dissemos, estamos já a pensar no próximo evento, aproveitando para agradecer a todos quantos colaboraram, à Câmara Municipal de Viana do Castelo, às nossas Associações, Grupos, Expositores, Escolas, Equipas que confecionaram e serviram o jantar, à Equipa que nos ajudou em toda a logística, ao Sr. Severino Costa pela gentileza da cedência do espaço, aos funcionários da Junta, a todos os particulares que connosco colaboraram de forma incansável…e claro a Si que tornou possível este Vive Mujães 2015 e nos encorajou para a realização de futuros eventos.

A todos, um muito obrigado!

258 971 799
junta.mujaes@sapo.pt
Calendário
Jan0 Posts
Fev0 Posts
Mar0 Posts
Mai0 Posts
Jun0 Posts
Jul0 Posts
Ago0 Posts
Set0 Posts
Nov0 Posts
Dez0 Posts
Jan0 Posts
Fev0 Posts
Mar0 Posts
Abr0 Posts
Mai0 Posts
Jul0 Posts
Ago0 Posts
Set0 Posts
Out0 Posts
Nov0 Posts
Dez0 Posts
NOTÍCIAS RECENTES